Nossa História

A Pó de Chá é uma empresa que nasceu na roça e quer levar o frescor da vida no campo para sua casa. E nós estamos fazendo isso com a produção do primeiro e único chá vivo do Brasil.

Natural e feito com ervas orgânicas, cada um dos nossos chás tem como compromisso oferecer mais sabor, saúde e bem-estar para famílias de todo o país. Mais VIDA para você aproveitar melhor cada momento.

Para chegar a um produto exclusivo, nós trabalhamos dois anos no desenvolvimento de um processo de fabricação que preserva os componentes naturais de ervas, como a hortelã, a erva-cidreira, o capim-limão, entre tantas outras.

Equipamentos de tecnologia de ponta retiram toda a água das ervas e a desidratação acontece a frio. O resultado é um pó especial que você coa como café para ter mais aroma e intensidade na sua xícara de chá.

Na origem de tudo está uma história exemplar de preservação e sustentabilidade na Fazenda São Benedito, situada no coração da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.

LINHA DO TEMPO:

2001

Criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na Fazenda São Benedito em Rio Claro (RJ), como forma de garantir a preservação da natureza local em caráter perpétuo em benefício das futuras gerações.

Em quase 250 hectares, mais de 80% são compostos por florestas, rios e cachoeiras límpidas onde convivem diversas espécies de animais, algumas ameaçadas de extinção.

2011

Início do projeto que se consolidou em uma SCIP (Organização Social Civil de Interesse Público) com foco na restauração florestal, reintrodução de animais silvestres, pesquisa científica e educação ambiental.

A partir dos estudos do potencial dos alimentos PANCs, nasceu a primeira semente para o desenvolvimento de um produto que conectasse a vida moderna com uma existência natural e mais saudável.

2018

Decidimos fazer um chá que preservasse as ervas absolutamente frescas até a xícara, mantendo ao máximo seus óleos essenciais. Achávamos que desidratando a quente, elementos importantes poderiam se perder.

Resolvemos questionar o processo tradicional, montamos um laboratório e passamos a testar qual a melhor forma de manter todos os elementos benéficos da natureza num chá.

Descobrimos que, surpreendentemente, a humanidade tinha deixado e aproveitar uma importante parte dos benefícios das ervas quando parou de usá-las na hora em que eram colhidas e passou a estocar o produto seco. - Mas naquela época ainda não existia tecnologia de desidratação a frio!

Criamos um processo (patenteado) que usa alta tecnologia que não rompe as membranas das células de proteínas e vitaminas, deixando uma estrutura porosa. A água de preparo pode então ser absorvida duas vezes mais, criando um meio ideal para a extração dos constituintes ativos, por isso nossos chás podem ser feitos também com água fria!

Entendemos que os chás tradicionais aproveitam apenas parte das propriedades das ervas. Eles acabam por "matar" o que a natureza criou.

Havíamos descoberto um método que possibilita a quem não tem uma horta em casa aproveitar as propriedades das plantas vivas em seu copo ou xícara. Criamos assim o primeiro Chá Vivo do Brasil, com Corpo e Alma!

2020

Um sonho, um ideal, uma startup. Criamos a Pó de Chá e em menos de um ano tivemos uma incrível aceitação por nutricionistas e público em geral e um crescente aumento do interesse de cafeterias, lojas de produtos naturais e nutricionistas funcionais.

Assista ao vídeo para conhecer a origem do nosso sonho.